quinta-feira, 25 de junho de 2009

STEPPENWOLF – MONSTER

Quem nunca ouviu “Born to be Wild” do Steppenwolf? A banda ficou famosa por este clássico do rock, mas poucos conhecem a ótima discografia da banda. Tudo começou em 1967, quando John Kay (que nasceu na Alemanha e mudou-se para o Canadá aos 14 anos) chegou à Los Angeles e resolveu montar uma banda. Logo alcançaram o sucesso com o álbum “Steppenwolf”, com um “hard rock” de primeira, regado a muito blues e psicodelia. Apesar de “Steppenwolf” ser o álbum mais famoso, escolhi “Monster” porque o considero o mais maduro da banda. Suas letras politizadas, criticando a guerra do Vietnam e as injustiças da sociedade norte-americana, mostram isso. Confira as ótimas “Monster/Suicide/America” (com mais de 9 minutos de piração!!!), “Power Play” e “Draft Resister”. Imperdível!!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

STEPHEN STILLS – STEPHEN STILLS

Stephen Stills é um músico com uma biografia de sucesso. Entre 1966 e 1968 tocou com Neil Young no grupo Buffalo Springfield. Depois formou o lendário trio Crosby, Stills e Nash, que também contou com a participação de Neil Young em dois álbuns antológicos. O álbum “Stephen Stills” foi gravado em 1970. É o seu primeiro álbum solo, e para mim o melhor, apesar do álbum “Manassas” também ser bem famoso. Para se ter uma idéia de como Stephen Stills era influente no cenário musical da época, veja a lista de músicos convidados que participaram das gravações deste álbum: Jimi Hendrix, Eric Clapton, David Crosby, Graham Nash, e daí por diante... Quer mais!!! A dica é escutar o CD do início ao fim, e aumentar o volume na matadora “Black Queen”. Esse é “veneno” dos bons!!!
JEFFERSON AIRPLANE – SURREALISTIC PILLOW

Quando pensamos em rock psicodélico logo nos vem à cabeça o nome de algumas bandas que se destacaram neste estilo, entre elas o Jefferson Airplane. Famosa pela qualidade musical de seus integrantes, esta excelente banda de São Francisco sempre chamou a atenção em suas apresentações ao vivo, onde faziam projeções de imagens criadas com uma lâmina de plástico colorido sobre uma mistura de água e óleo, uma verdadeira piração da época!!! “Surrealistic Pillow” é o segundo álbum da banda, e o primeiro com a excepcional vocalista Grace Slick. Lançado em 1967, este é considerado o melhor álbum da banda. São 11 faixas ao todo, e fica até difícil destacar as melhores, mas não deixe de conferir as clássicas “Somebody to Love” e “White Rabbit”. Psicodelia pura!!!
CREAM – DISRAELI GEARS

O que falar de uma banda que o próprio nome já diz que é a “nata” do cenário musical e que tinha como integrantes Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce? Nem precisa falar nada, mas vamos lá!!! Tudo começou no ano de 1966 quando estes três gênios resolveram juntar-se e montar um super grupo de rock. O som do Cream era uma mistura de rock, blues e psicodelia. O resultado desta fusão de diferentes estilos era uma envolvente viagem sonora, como podemos conferir em “Disraeli Gears”. Aclamado por todos como a obra-prima do Cream, “Disraeli Gears” foi lançado em 1967 e é o segundo álbum da banda. São 11 sonzeiras de tirar o fôlego, com destaque para as ótimas “Strange Brew”, “We’re Going Wrong”, “Tales of Brave Ulysses” e “SWLABR”. Simplesmente perfeito!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

GANGgajang – TRUE TO THE TONE

GANGgajang é outra banda australiana muito legal e que também tem muitos fãs aqui no Brasil. Lançaram poucos álbuns durante sua carreira, e por isso o ideal é escolher uma coletânea para conhecer melhor o som da banda. “True to the Tone” é a dica para quem procura por esta coletânea. São 19 faixas alucinantes que conseguem transmitir toda a qualidade musical do GANGgajang. Escute todas, mas aumente o volume nas ótimas “Gimme Some Lovin”, “Sounds of Then”, “Initiation”, “Distraction” e “The Bigger They Are”. Confira também as versões instrumentais de “Sounds of Then” e “Initiation”, um prato cheio para quem é louco por surf music de primeira. Nota 10!!!
v.SPY v.SPY – A.O. MOD. TV. VERS.

Tudo começou quando três amigos resolveram montar uma banda para protestarem contra a falta de perspectiva de vida dos jovens da periferia de Sydney. Era o ano de 1981, e surgia naquele momento um dos melhores grupos de rock australiano: v.Spy v.Spy. “A.O. MOD. TV. VERS.” é o segundo álbum da banda e, para muitos, o melhor de todos. Lançado em 1987 este álbum traz 10 faixas de primeira, com destaque para as matadoras “Don’t Tear It Down”, “Credit Cards”, “Mission Man”, “Sallie-Anne” e “Snowblind”. Infelizmente a banda lançou apenas quatro álbuns com a formação original (depois lançaram o “Fossil” com outro baterista, mas na minha opinião um álbum inferior aos anteriores). Aproveite e curta este clássico do v.Spy v.Spy!!!